sexta-feira, 9 de abril de 2010

SES promove Dia D de vacinação contra Influenza A


Com o objetivo de chamar atenção da população para a importância da vacina contra o vírus H1N1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, neste sábado (10/04), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza A. Durante todo o dia, os cerca de 2.700 postos de vacinação do Estado estarão abertos para imunizar gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, portadores de doenças crônicas e homens e mulheres com idades entre 20 e 29 anos.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Olinda, a SES montará um posto volante de vacinação na orla da cidade, na altura do antigo Quartel da Polícia do Exército, no Bairro Novo. A unidade funcionará das 8h às 17h. “A ideia é facilitar o acesso a vacinação para as pessoas que não podem ir a um posto. O único grupo que não será vacinado em um posto volante é o das crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos”, explicou a coordenadora estadual de Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina Melo.

O Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza A (H1N1) será uma mobilização nacional. “Esta data já estava prevista desde o início da vacinação, pois contempla o público de 20 a 29 anos, que é um grupo muito difícil de ir aos postos de saúde, já que não estão acostumados a se vacinar, como as gestantes, os idosos e as crianças. A expectativa é imunizar cerca de 50% do público esperado na terceira etapa”, falou Catarina.

Dividida em cinco etapas, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza A está em sua terceira fase, que até o dia 23 de abril, imunizará homens e mulheres com idades entre 20 a 29 anos. Na quarta fase, será a vez dos idosos com mais de 60 anos, que possuem algum tipo de comorbidade (doenças crônicas), serem vacinados, de abril a 7 de maio. Para encerrar, homens e mulheres com idades entre 30 e 39 anos serão vacinados durante o período de 10 a 21 de maio.

Prorrogação – No início do mês, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 23 de abril a vacinação para gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos. “O motivo da prorrogação foi o feriado de Páscoa que atrapalhou os últimos dias da vacinação. Agora, eles também serão contemplados durante a mobilização”, esclareceu Ana Catarina.

H1N1 – Durante o ano de 2009, Pernambuco registrou 154 casos confirmados da nova gripe, resultando em seis óbitos. Em 2010, foram confirmados apenas cinco casos da doença, sem nenhum óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário