quarta-feira, 24 de março de 2010

ALUNOS DO PROJETO ACD/ FUTEBOL PRÉ -MIRIM




Dideane,
Assistente Social da ACD. Em visita a casa dos alunos da ACD...



Sintomas da Gripe

Inicialmente, a gripe se parece com um resfriado comum, com congestão nasal, coriza, espirros e dor de garganta. Mas resfriados normalmente se desenvolvem lentamente, ao passo que a gripe tende a começar repentinamente. Geralmente um resfriado causa apenas um mal-estar. Na gripe, os sintomas são bem piores e a pessoa se sente muito mal.
Os sinais e sintomas mais comuns da gripe são:
Febre com temperatura superior a 38°C em adultos. Em crianças, a febre pode ser alta, com temperaturas de 39,5°C a 40,5°C.
Suor e calafrios.
Dores de cabeça.
Tosse seca.
Dores musculares, especialmente nas costas, braços e pernas.
Fadiga e fraqueza.
Congestão nasal.
Perda de apetite.
Diarréia e vômito em crianças.
Em casos onde haja piora dos sintomas com tosse com catarro, febre alta e dor torácica (ou nos pulmões) ao respirar, isto pode indicar a presença de uma pneumonia. Nestes casos, procure um médico o mais breve possível.

Gripe: fatores de risco

Abaixo seguem as condições que podem favorecer o desenvolvimento da gripe e suas complicações:
Bebês, crianças menores e maiores de 50 anos são mais susceptíveis à gripe.
Pessoas internadas em casas de saúde.
Portadores de doenças crônicas como diabetes, doenças do coração, renal crônico ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
Pessoas com sistema imune debilitado, como por exemplo portadores da infecção pelo HIV ou uso de medicamentos imunossupressores.
Gravidez durante a época gripal.
Trabalhadores de hospitais ou ambulatórios médicos.
Trabalhadores de creches ou escolas


Complicações da gripe

Geralmente a gripe é benigna e desaparece sem deixar seqüelas. Porém, crianças menores e idosos podem desenvolver complicações, tais como:
Otite, ou infecção do ouvido.
Sinusite aguda.
Bronquite .
Pneumonia.
Encefalite, ou infecção cerebral, nos casos mais graves.
A pneumonia é a complicação mais freqüente. Para os idosos ou portadores de doenças crônicas, a pneumonia pode ser mortal. A melhor proteção é a vacinação contra a gripe e também para a pneumonia pneumocócica nestes casos. Para tanto, sempre consulte seu médico
Para o tratamento da gripe.

Geralmente, o tratamento da gripe baseia-se no repouso e aumento da ingestão de água para melhor hidratação. Mas, em alguns casos, o médico pode prescrever um medicamento antiviral como o oseltamivir e zanamivir.
Estes medicamentos, que tratam tanto o vírus Influenza A e B, atuam desativando uma enzima de que o vírus precisa para crescer e multiplicar-se. Se estas medicações forem prescritas logo no início dos sintomas, elas podem encurtar a duração da doença em um ou dois dias. O oseltamivir é uma medicação oral, mas o zanamivir é administrado por via inalatória. Pessoas que têm asma ou qualquer outra doença pulmonar não podem fazer uso do zanamivir.
Ambos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, incluindo vertigens, náuseas, vômitos, perda de apetite e dificuldade para respirar. Eles também podem levar ao desenvolvimento de vírus resistentes a estes medicamentos antivirais.
Em novembro de 2006, a Food and Drug Administration (FDA) exigiu que o fabricante do Tamiflu incluísse uma advertência de que as pessoas com a gripe, especialmente crianças, poderiam ter um risco maior de automutilação e confusão mental após tomar o oseltamivir. A FDA recomenda que os indivíduos com gripe, que venham a tomar o oseltamivir, sejam cuidadosamente monitorizados para sinais de comportamento incomum. Tais medicamentos só devem ser prescritos por médicos.


Prevenção da gripe

Abaixo estão algumas dicas prevenir ou evitar a gripe:
1 - Vacinação anual contra a gripe, especialmente para os idosos: a vacina contra a gripe geralmente é aplicada antes de iniciar o inverno. Geralmente a vacina contra a gripe tem uma eficácia em torno de 70 e 90%. Nos idosos, esta vacina pode impedir complicações relacionadas à gripe, como pneumonia e sinusite, reduzindo internações e óbitos.
2 – Lavar as mãos: a lavagem correta das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir muitas infecções, inclusive a gripe.
3 – Comer e dormir bem: uma dieta pobre e um sono ruim podem diminuir a imunidade corporal e tornar o organismo mais vulnerável a infecções. Uma dieta equilibrada que enfatiza frutas e vegetais frescos, cereais integrais e ainda pequenas quantidades de proteína magra (carne de peixe ou frango) funciona para a maioria das pessoas. Por outro lado, a quantidade de sono necessária para um sistema imunitário saudável varia de pessoa para pessoa. Em geral, os adultos precisam dormir de sete a oito horas de sono numa noite. Crianças e adolescentes precisam de mais descanso - entre nove e dez horas todas as noites.
4 – Exercícios físicos: a prática de exercícios físicos regulares fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir a ocorrência de infecções em alguns casos.
5 - Evitar multidões durante a época da gripe: a gripe se propaga facilmente onde as pessoas estão aglomeradas, como em creches, escolas, edifícios de escritórios, auditórios e transportes públicos. Ao evitar multidões durante a época gripal, você pode reduzir suas chances de infecção.

Gripe: referências bibliográficas

Este guia sobre gripe foi produzido pelo Editorial Médico utilizando fontes nacionais e internacionais de confiança para apresentar informações atualizadas e respaldadas em consensos e pesquisas médicas. Dentre as fontes científicas utilizadas estão:
American Academy of Pediatrics Committee on Infectious Diseases. Prevention of influenza: recommendations for influenza immunization of children, 2007-2008. Pediatrics 2008 Apr;121(4):e1016-31.
Harper SA, Fukuda K, Cox NJ, Bridges CB. Using live, attenuated influenza vaccine for prevention and control of influenza: supplemental recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR Recomm Rep 2003 Sep 26;52(RR-13):1-8.
American Academy of Pediatrics Committee on Infectious Diseases. Antiviral therapy and prophylaxis for influenza in children. Pediatrics 2007 Apr;119(4):852-60.