sábado, 10 de abril de 2010

Saúde você vê na ACD
Teste de diabetes indica risco de doenças cardiovasculares

A dosagem da hemoglobina glicada, um exame muito usado para avaliar o controle da glicemia em pacientes diabéticos, pode ajudar a predizer não só o risco de diabetes mas também as chances de derrame, doenças cardiovasculares e mortalidade em geral.


Isso é que sugere um estudo da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, publicado no "New England Journal of Medicine", feito com mais de 11 mil americanos sem histórico de diabetes ou de doença cardíaca. As amostras foram coletadas entre 1990 e 1992 e os voluntários foram acompanhados por 15 anos.


O teste da hemoglobina glicada -também conhecida como A1c- mede o nível de glicose depositado nos glóbulos vermelhos do sangue nos últimos três meses. Quanto maior a concentração de açúcar em circulação, maior a quantidade nessas células.


Segundo especialistas, os níveis da A1c não são afetados por fatores como estresse ou doenças, como ocorre com a glicemia de jejum -o exame padrão utilizado atualmente para diagnosticar diabetes."


A glicemia de jejum apenas mostra os níveis de glicemia do dia anterior e, portanto, pode dar uma falsa noção do estilo de vida da pessoa. Já a hemoglobina glicada tem um papel prognóstico. Altos níveis dela significam que a pessoa não está conseguindo controlar bem a glicemia", explica o cardiologista Carlos Vicente Serrano, do Instituto do Coração.


Glicemia e risco cardíaco


"Taxas elevadas de hemoglobina glicada sinalizam picos de glicemia, que aumentam o risco cardiovascular", explica o endocrinologista Daniel Lerario, do hospital Albert Einstein.


Sabe-se que o excesso de açúcar no sangue pode provocar lesões na parede dos vasos que facilitam a formação de placas de aterosclerose, capazes de causar infartos e derrames. "Em não diabéticos, altos níveis de hemoglobina glicada significam que a pessoa tem alterações metabólicas", diz Serrano.


No estudo americano, o aumento nos níveis da A1c foi associado com maior risco de diabetes, doença cardiovascular e mortalidade em geral. Segundo o artigo, taxas de hemoglobina glicada entre 5% e 5,5% foram consideradas normais. O aumento a partir disso eleva o risco de diabetes, e taxas acima de 6,5% sinalizam a doença.


Os resultados da pesquisa aparecem pouco tempo após a publicação das novas recomendações da Associação Americana de Diabetes, feitas em janeiro, que incluem, pela primeira vez a recomendação do teste de A1c para diagnóstico do diabetes e para identificar pessoas com risco de desenvolver a doença no futuro.


"Há uma tendência a usar a hemoglobina glicada de forma mais abrangente do que atualmente", diz Lerario. "Os resultados podem levar a mudanças de conduta", acredita Serrano.


Fonte: Folha Online









CERTIFICADOS DE INFORMÁTICA ENTREGUE AOS ALUNOS DA ACD EM 2009

PARABÉNS!

























































































































































NOSSA HISTORIA...

ACD- ASSOCIAÇÃO CULTURAL DESPORTIVA

INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS


ESTAMOS A CAMINHO DA NOSSA PRIMEIRA DÉCADA E DE MUITAS CONQUISTAS ALCANÇADAS.

Temos a certeza que durante todos esses anos podemos participar da Historia de mais de 3 Mil crianças e adolescentes da Regional 4 Jaboatão dos Guararapes-PE. Ajudamos milhares de pessoas a mudar De perspectiva oferecendo Atividades Culturais e Esportivas.

Objetivo: Inclusão,Frequência e Permanência de Crianças e Adolescentes na escola.

Atividades: Informática,Apoio a Escolarização,Dança, Teatro,Futebol, Voleibol e Basquete
.

COMPLETAR 10 ANOS É UM MARCO. E, POR ISSO MERECEMOS UM ÍCONE:
Uma nova logomarca para retratar o amadurecimento da ACD e sem Duvida o protagonista que Buscamos estimular nas crianças e adolescentes Assistidas pela ACD.


Obrigada a todos que direta ou indiretamente nos ajudam a manter esse SONHO!


Betânia Silva & Neide Freitas
Fundadoras da ACD


Você sabia que é possível realizar investimentos em nossos projetos por meio de benefícios fiscais?

Colaborar com a ACD é fazer parte da transformação social e educacional de centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social em Jaboatão dos Guararapes-PE.


Em quase 10 anos de atividade, a ACD atendeu cerca de 3 mil crianças e adolescentes, e, hoje, sua atuação pode ser referência no Terceiro Setor com sua ajuda. Isso só será possível com o seu apoio fiscal seja pessoa física ou jurídica o desafio é de transformar comunidades socialmente vulneráveis por meio da cultura e esporte.

Quais benefícios?

Pessoas fiscais,que declaram pelo formulário
Completo podem abater até o limite de 6% do imposto
De renda devido.

Pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, podem abater até
1% do imposto de renda devido.


Para mais informações entrar em contato com


neidefreitasnet@hotmail.com / acdneybel@ibest.com.br

Neide Freitas
Presidente
ACD