quarta-feira, 28 de julho de 2010


Começa treinamento dos servidores do TRE para as eleições 2010

Eles recebem informações que vão desde a ligação da urna eletrônica até o processo de entrega dos dados ao TSE após a votação; depois eles vão repassar o conhecimento para os mesários


Da Redação do pe360graus.com


Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) começaram a receber o treinamento para as eleições 2010. De alunos, eles passarão a ser professores das pessoas convocadas para trabalhar como mesários este ano.

Entre os alunos estão chefes de cartório e servidores do TRE, cerca de 120 pessoas da Região Metropolitana e Zona da Mata. Em seis horas de aula, eles vêem tudo o que se refere a uma votação tranqüila, desde as informações mais simples, como ligar a urna eletrônica, até o processo de entrega dos dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois da votação.

São informações preciosas para quem vai trabalhar nas eleições pela primeira vez. É o caso da auxiliar de cartório Edilane Amorim: “é um expectativa muito grande, porque é uma estreia. Nunca trabalhei em eleição, mas estou com a expectativa de que vai dar tudo certo”;

Mesmo com quatro eleições no currículo, o chefe de cartório Luís Gustavo Monteiro não dispensa o treinamento: “a tecnologia está mudando o tempo todo, as urnas e o sistema mudam também. Em todas as eleições tem novidade, não tem jeito, a Justiça Eleitoral está sempre se aprimorando”.

Este ano, por exemplo, são muitas novidades: quatro municípios pernambucanos vão contar com urnas eletrônicas com leitor biométrico, que identifica o eleitor pelas digitais. Outro detalhe é que para votar serão necessários dois documentos, o título de eleitor e documento oficial com foto.

Outra mudança diz respeito à entrega dos resultados ao TSE: os disquetes foram aposentados e, no lugar deles, foram implantados pen drives. Na semana que vem, o trabalho continua.

“O treinamento vai se estender ao interior, onde os locais escolhidos foram Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Após isso, todos os servidores estarão capacitados para multiplicar [o conhecimento] para os mesários”, informou Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE.