terça-feira, 26 de outubro de 2010

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
JOVEM ESTAÇÃO ANTENADA
AUDIOVISUAL
..............................................................
BETÂNIA SILVA & NEIDE FREITAS
FUNDADORAS DA ACD
-----------------------------------------------------
AGRADECIMENTOS
PREFEITURA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES
SECRETARIA DE PROMOÇÃO HUMANA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Manina Aguiar ( Rádio Cultural)
.........................................................................



JUSTIFICATIVA

O publico alvo do nosso projeto JOVEM ESTAÇÃO ANTENADA – foco em tecnologia de informação e comunicação audiovisual será 25 Jovens de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, carentes, estudantes que terão a oportunidade em um espaço físico favorável ao combate a desigualdade tecnológica, a falta de acesso à informação como forma direta do combate miséria e da exclusão social e tecnológica.
Pretendemos oferecer conhecimento de cidadania, protagonismo juvenil, introdução a linguagem e ao raciocínio lógico, técnico básico em informática, e em produção audiovisual, cuja tônica baseia-se no aprendizado contínuo e crescente em busca da qualificação, capacitação e empregabilidade para jovens, estudantes carentes que viabilize e gere oportunidade de qualificação profissional ou ter acesso ao mundo de informação e comunicação que a educação digital e audiovisual permita inseri-los.
ACD - Associação Cultural Desportiva – entende que o domínio das novas tecnologias, tanto sociais quanto digitais, não só abre oportunidades de trabalho e de geração de renda, como também possibilita o acesso a fontes de informação e espaços de sociabilidade.
O projeto habilitará os jovens em situação de risco e vulnerabilidade social carentes para trabalharem como usuários da Internet, das tecnologias de informação e comunicação, possibilitando-as ao acesso das ferramentas como Word, Excel, PowerPoint, Corel Draw, Adobe PHOTOSHOP CS3 e Internet, além de oportunizar momentos de reflexão sobre o exercício da cidadania, a cultura, a aprendizagem e a sociabilidade.

Entendemos a importância do presente projeto para os futuros pequenos empreendedores e assim serão desenvolvidos sites, documentários, vídeos, jornais, revistas com objetivo de divulgar os produtos e serviços desenvolvidos por tais empreendedores locais como forma de com o uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação, tais atores sociais possam ser apoiados nas suas atividades profissionais divulgando nossa Comunidade e nossa gente para o mundo.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a qualificação profissional e inserção social de 25 jovens de 16 a 29 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, capacitando-os como protagonista de seus futuros profissionais e gestores de empreendimentos sociais para a produção e comercialização de serviços de Informática, Computação gráfica e de produção audiovisual para o mercado de tecnologia de informação, comunicação, marketing e produção audiovisual, assegurando, desse modo, sua reintegração ao seio familiar e comunitário, resgatando sua auto-estima, recuperando sua cidadania e gerando oportunidades trabalho e renda familiar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Desenvolver ações de educação voltadas para o desenvolvimento pessoal, qualificação social de 25 jovens de 16 a 29 anos
2. Desenvolver ações de educação voltadas para a qualificação social e profissional pelo Programa de Aprendizagem Profissional, em diversas áreas, que assegure sua reintegração no mundo do trabalho e a geração de renda
3. Organizar a produção de produtos audiovisuais ESTAÇÃO ANTENAD@ com foco no mercado de tecnologia de informação, comunicação, marketing, e produção audiovisual.
4. Fomentar os processos de comercialização dos produtos ESTAÇÃO ANTENAD@ produzidos pelos beneficiários do Projeto nos princípios das tecnologias sociais e tecnologias de informação e comunicação

Rádio Cultural