quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saúde

Ministério da Saúde está em alerta com o baixo índice de vacinação contra a H1N1

No período de campanha para vacinar mulheres grávidas, doentes crônicos e jovens entre 20 e 29 anos, a média está muito abaixo do esperado
Da Redação do pe360graus.com
Quando o assunto é saúde, o melhor é não descuidar. No caso da gripe A (H1N1), o Ministério da Saúde está em alerta. Neste período de campanha para vacinar mulheres grávidas, doentes crônicos e jovens entre 20 e 29 anos, a média está muito abaixo do esperado.

Em todo o País, só foram vacinados, até agora: 53,4% das grávidas, 42,4% dos doentes crônicos, 75,4% das crianças com menos de 2 anos, e 29% dos adultos jovens. Para fortalecer a campanha, uma ação acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife, para vacinar e esclarecer as pessoas sobre a prevenção contra a gripe A.

Desde a última segunda-feira (12), 500 pessoas da universidade já se vacinaram. “Podem se vacinar funcionários da universidade, pessoas das comunidades vizinhas, e com doenças crônicas”, disse a diretora do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde da UFRPE, Maria das Neves Rodrigues.

“Essa gripe chama atenção pela diferença em relação às outras. Tem atingindo muitas grávidas e jovens adultos. Quem tiver com receio de alguma consequência da vacina, pode ficar tranquilo, pois os funcionários da saúde têm um índice de vacinação de 98%, e está todo mundo bem”, contou a médica infectologista Heloísa Ramos Lacerda.

A ação que acontece na UFRPE vai até a próxima quinta-feira (22), sempre atendendo as pessoas das 8h às 12h e das 14h às 17h.