segunda-feira, 19 de abril de 2010

CIDADANIA
Como praticar a coleta seletiva em casa e contribuir para o futuro do planeta

Cada brasileiro produz mais ou menos 500 gramas de lixo diariamente. Parece pouco, más é só fazer as contas. Somando tudo, a quantidade de lixo domiciliar gerada no país é de 115 mil toneladas por dia. Se esses dejetos fossem colocados de uma vez só em caminhões, um em frente do outro, haveria uma fila de 16.400 deles, ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.A maior parte de tudo isso vai para os lixões, onde levará ceerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isso, o chorume-aquele líquido preto, de mau cheiro, que escorre do –Reserve um espaço em casa para os cestos de lixo. Você vai precisar de cinco: para lixo-vai se enfiltrando no solo, contaminando os lençóis freáticos, que são os rios subterrâneos de onde tiramos a aguá que bebemos.

Outro problema: os aterros sanitários estão se esgotando nas grandes cidades, onde o volume de lixo produzido é muito grande.

Atualmente, a maneira mais eficiente de combater esse problema é a re ciclagem. Reciclar significa usar o lixo como matéria-prima, reaproveitando-a para fazer novos produtos. Cerca de 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo.

Para que isso aconteça é fundamental que cada um faça a sua parte. Você pode ajudar participando da coleta seletiva, ou seja, separando o lixo de sua casa. Nesse sistema, o material orgânico é separado do plástico, papel, vidro e metal, que são materiais reaproveitáveis.
Veja como:

1– Metais, plásticos, vidros, papéis e para produtos não-recicláveis. Para facilitar a memorização, tenha um de cada cor.

2– Antes de jogar o lixo fora, lave-o e seque-o bem. Isso vale para embalagens que contêm coisas molhadas como caixas de leite, latas e garrafas de refrigerantes.

3–Ensine os moradors de sua casa a jogar o lixo no local correto. No início, talvez seja dificil mudar os hábitos de todos, mas, aos poucos, todo mundo vai participar.


4–Planeje um dia da semana para levar os sacos de lixo reciclável ao ponto de coleta mais próximo da sua casa. São lugares onde existem aqueles latões coloridos; ou nos Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.). Você pode ainda combinar de entregar o lixo para um catador de sucata.

NO LUGAR CERTO
Saiba o que pode e o que pode ser reciclado:
METAL

Reciclável - Lata de refrigerante, cerveja, conserva, achocolatados, leite em pó e sucata de reforma.

Não-reciclável - Clipes grampos, esponjas de aço, marmitex e panelas velhas.
PAPEL

Reciclável - joornais, revistas, cartões,folhas de caderno, papel de fax, rascunhos, formulários de computador, aparas de papel,fotocópias, cartazes velhos, embalagens longa vida (essas deverão estar dobradas ou rasgadas).
Não-reciclável - Papel celofane, amanteigado, carbono, metalizados, plastificados, sujos e engordurados, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis sanitários, tocos de cigarro e fotos.
PLÁSTICO

Reciclável - Embalagem de refrigerante, margarina, detergente, xampu, álcool, produtos de limpeza, copo descartável, sacos plásticos em geral.
Não-reciclável - Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, baldes, bacias, embalagens de produtos tóxicos e misturas de papel, plástico e metal.
VIDRO

Reciclável - Recipientes em geral: potes, garrafas desinfetantes, copos, frascos de medicamento e perfume;

Não-reciclável- Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas, tubos de TV, assadeiras de vidro e válvulas.
É DEVAGAR

Quanto tempo levam os materiais para serem absorvidos pela natureza?

-Papel e papelão: de 3 a 6 meses
-Tecido: de 6 meses a 1 ano
-Filtro de cigarro: 5 anos
-Chiclete: 5 anos
-Alumínio: de 80 a 100 anos
-Madeira pintada: 13 anos
-Nylon: mais de 300 anos
-Plástico: mais de 100 anos
-Metal: mais de 100 anos
-Borracha: tempo indeterminado
-Vidro: 1 milhão de anos